logo
71 - 3241-4328 / 98643-1225

Reunião Plano de Saúde: AAC reivindica o fim do aumento das alíquotas para os aposentados

A Associação dos Aposentados da Coelba (AAC) se reuniu com a Neoenergia Coelba na última quinta-feira (21/05) para tratar de um tema crucial para os aposentados: o plano de saúde. No encontro, a AAC foi representada por componentes do Grupo de Trabalho e Estudos do Plano de Saúde, Antonio Augusto (Scuby), Lourival, Bernardo e Renato Góes com a presença da assessoria jurídica na pessoa da advogada Dra. Larissa Rainha. Pela Coelba estiveram presentes, Paulo Perez, gerente de Remuneração e Benefícios, Gabriel do Rosario, Karine Fernandes e Thiago Campos.

A Neoenergia Coelba apresentou dados sobre o aumento da sinistralidade do plano, demonstrando o intuito e de repassar para as alíquotas. A empresa, como sempre, alegou a medida como uma forma de equilibrar o custo do plano, sinalizando a intenção de propor um novo aumento de alíquota para os aposentados nas próximas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Em contrapartida, a AAC expôs a difícil situação financeira dos aposentados. A associação demonstrou que os reajustes do plano de saúde têm sido historicamente muito superiores aos aumentos do INSS, tornando um novo aumento injusto e impraticável. Além disso, a AAC apresentou dados mostrando que a participação da Neoenergia Coelba no custeio do plano tem diminuído em relação aos lucros da empresa.

Gráficos apresentados pela AAC:

  

Com base nessas análises, os representantes do GT não apenas demonstraram que qualquer aumento na alíquota para o aposentado é impraticável como também é injusto e inaceitável. Diante disso a AAC fez as seguintes reinvindicações:

* Fim do aumento nas alíquotas.

* Congelamento das mensalidades por um ano.

* Mudança na base de cálculo: O valor do plano deve ser calculado sobre o benefício do INSS e não sobre um salário hipotético, como é feito atualmente.

* Mudança na data de reajuste: As alterações devem ocorrer em janeiro, alinhados com o reajuste anual do INSS.

Próximos Passos

A Neoenergia Coelba se comprometeu a analisar as reivindicações da AAC.

A associação, por sua vez, levará as propostas e os dados apresentados para o Sindicato dos Eletricitários da Bahia (Sinergia), a fim de que sejam defendidos durante as negociações do ACT.

A Direção da associação irá convocar os associados para uma assembleia, onde serão definidos os próximos passos.

Comments are closed.
Atualize seu cadastro
Assim podemos entrar em contato com você sempre que necessário.
Clique aqui
Contato
  • Rua da Bélgica nº 10, Ed D. João VI - 1º andar - Comércio - Salvador - Bahia.
  • 71 - 3241-4328 / 98643-1225 / 98800-1566 / 98800-1567
  • contato@aacoelba.com.br elizangelafirmo@aacoelba.com.br (financeiro)