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Atualizações – Relatos de problemas com o Plano de Saúde da Coelba

Atualizando a situação em relação aos problemas que os aposentados vêm enfrentando com o Plano de Saúde da Coelba.

É com satisfação que a AAC informa que mais dois casos, de um sposentado e de uma aposentada, obtiveram sucesso na Justiça e as pessoas foram reinseridas no Plano de Saúde da Coelba. A Associação acompanhou esses casos e buscou colaborar com essa vitória desses colegas que se entendem para todos aposentados e aposentadas.

Aconteceu no dia 12/09/2022 mais uma reunião entre a AAC e a Coelba para tratar dos problemas do Plano de Saúde. A Coelba não apresentou nenhuma solução para as  diversas situações colocadas em reunião anterior e registrada na carta enviada pela AAC. Porém, deixou apenas a promessa de dar algum encaminhamento nos casos e sugestões apresentadas. Vamos aguardar que a Coelba reveja essas injustiças, mas precisamos continuar lutando por todos os meios que dispomos para garantir o nosso direito.

Abaixo o texto das situações apresentadas:

AAC – Associação de Aposentados da Coelba vem recebendo inúmeros relatos quanto à dificuldade dos associados em se comunicar com o Plano de Saúde da Coelba. Esse problema de comunicação acarreta outros transtornos, como o desconhecimentos de débitos nas mensalidades anteriores, impasses nas negociações de acordos e, até mesmo, o risco e a efetivação da exclusão do plano de saúde.

Diante dessa grave situação a AAC vem contatando com aposentados prejudicados na questão, realizando consultas e conferências com advogados especializados na área e, também, reunião com a gerência de RH da Coelba. Além disso, a Associação enviou à Coelba o relato de alguns casos que precisam ser resolvidos rapidamente e outros que servem para demonstrar os problemas que os aposentados da Coelba estão enfrentando para preservar esse importante direito conquistado com tantos anos de luta e trabalho, que é o seu Plano de Saúde.

Esses são os relatos de alguns casos sem citar os nomes dos envolvidos:

Caso 1 – O aposentado estava internado em hospital para fazer uma importante cirurgia, quando a família foi informada que o paciente tinha sido excluído do Plano de Saúde da Coelba. Após tentar várias vezes o contato telefônico com o Plano, familiares se deslocaram até a sede da Coelba. Entre idas e vindas da Coelba para a sede da Néos, por fim, foram gerados os boletos que possibilitaram a quitação do débito e o Plano foi restituído. Algumas semanas depois, o filho do aposentado entrou em contato com a AAC para agradecer o apoio e informar que seu pai havia falecido. Os pagamentos das mensalidades do Plano estavam programados para serem feitos em débito automático no benefício vitalício da Néos Previdência, instituição do mesmo grupo da Coelba.

Caso 2 – Ao tentar, sem sucesso, imprimir o boleto de julho de 2022, a aposentada enviou um e-mail para o Plano de Saúde da Coelba informando o ocorrido, ao tempo que solicitou uma forma de pagar aquela mensalidade. No dia 28/07/2022, recebeu em resposta, um e-mail informando que ela havia sido excluída do Plano, devido a uma prestação em aberto, referente ao mês de maio do ano de 2019. A aposentada encontra-se em tratamento de recuperação de um câncer.

Caso 3 – A esposa do aposentado, quando estava em uma clínica para um procedimento de saúde, no momento do atendimento, foi informada que o seu marido havia sido excluído do Plano de Saúde da Coelba e ela, como sua dependente, não seria atendida. Após diversas tentativas sem sucesso de contato telefônico com o Plano, o aposentado procurou a AAC. Depois de várias ligações da AAC para o Plano de Saúde da Coelba, foi informado que o aposentado havia sido excluído por ter uma prestação em aberto do mês de dezembro de 2020. A esposa do aposentado, além do constrangimento da situação inesperada, passa por diversos problemas de saúde.

Caso 4 – A aposentada ao se apresentar na clínica de Cirurgia Traumatológica, foi surpreendida com a informação que estava excluída do Plano de Saúde da Coelba. Nesse momento, sua pressão arterial se elevou e os seus batimentos cardíacos dispararam. Ao entrar em contato com o Plano, foi informada que havia prestações em aberto dos anos de 2018 e 2019. A aposentada está fazendo tratamentos especializados em diversos tipos de lesões.

Caso 5 – Ao procurar um médico para tratamento de saúde, o aposentado, foi surpreendido com a informação de que havia sido excluído do Plano de Saúde da Coelba. O aposentado não sabe como poderia ter prestações em aberto, visto que, os pagamentos eram feitos através de débito automático na sua conta de benefício da Néos Previdência, instituição do mesmo grupo da Coelba.

Caso 6 – O aposentado só soube que estava excluído do Plano de Saúde Coelba ao tentar um atendimento médico. Não consegue falar pelo telefone do Plano e, até o momento, não recebeu nenhuma carta, telefonema ou e-mail informando a sua situação no Plano de Saúde da Coelba.

Caso 7 – O aposentado ao levar a esposa para o tratamento semanal do joelho, teve a ingrata surpresa que estavam excluídos do Plano de Saúde da Coelba. O aposentado não recebeu nenhum aviso de que havia qualquer débito com o Plano. A esposa do aposentado teve de suspender o tratamento.

Caso 8 – O aposentado encontra-se em negociação com o Plano de Saúde da Coelba sobre prestações atrasadas, contudo, demonstra através de recibos quitados que existem meses cobrados indevidamente. Porém, mesmo enviando os comprovantes para o Plano de Saúde da Coelba, não consegue êxito na correção da cobrança indevida. A AAC também teve acesso aos referidos comprovantes e identificou que realmente existem erros nos registros de pagamentos do Plano de Saúde da Coelba.

Caso 9 – O filho do aposentado, que tem 26 anos e sofre de paralisia cerebral, foi excluído indevidamente e sem aviso do Plano de Saúde da Coelba. O aposentado só teve conhecimento da exclusão ao levar o filho ao médico. Após várias tentativas de contato com o Plano, o aposentado conseguiu que o filho fosse reinserido.

Caso 10 – Aposentado há menos de dois meses da Coelba, descobriu que estava excluído do Plano de Saúde da Coelba, quando sua esposa foi ao médico para realizar um tratamento. Após várias tentativas de contato com o Plano de Saúde Coelba e alguns dias de análise da situação, foi restituído ao Plano.

Caso 11 – Ao perceber que o boleto do mês de julho de 2022 não chegava em sua residência, tentou por diversas vezes entrar em contato telefônico com o Plano de Saúde da Coelba sem obter êxito. Entrou em contato com a AAC que o orientou a acessar o portal digital do Plano. Ao tentar gerar o boleto pelo portal, encontrou o aviso que seus pagamentos estavam agora em débito automático. Isso sem a sua autorização, sem informação prévia, na conta de um banco que já não movimenta há vários anos.

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